ETIQUETAS E RÓTULOS TEC BARRAS

(11) 3666-2039
(11) 3667-2278

Código de Barras

No Brasil, surgiu a real aplicação do código de barras com a necessidade de eliminar erros em digitação de dados numéricos em produtos e operações.

Na época, o ganho foi significativo. A margem de erro nas digitações era de 1 em 300. Com o código de barras a margem passou de 1 para 3 milhões!

Os código de barras agilizam processos de identificação de produtos. Têm aplicações em processos de armazenagem, transporte de produtos, controle de documentos, vendas e controle de preços.

O QUE É E COMO FUNCIONA ?

O código de barras é um arranjo de barras e espaços dispostos em um padrão logicamente definido, que representa elementos de dados e que serão convertidos em caracteres inteligíveis ao leitor e posteriormente, ao homem. Por definição:

Existem dispositivos que transformam as informações, de uma etiqueta com código de barras impresso, em seqüências de sinais elétricos correspondentes e proporcionais aos dados que nelas estão contidos.

Decodificar um código é transformar os sinais elétricos obtidos a partir de um dispositivo leitor em caracteres, de acordo com o padrão do código de barras utilizado.

Após a etiqueta ser lida e decodificada, o resultado pode ser transferido para o equipamento (PDV, computador) via a interface escolhida (ex: teclado).

VANTAGENS

O código de barras pode ser usado para aprimorar qualquer processo que envolva controle de mercadorias. Por suas próprias características, o sistema é ideal para operações com um grande número de itens.

De forma geral, o sistema de código de barras é a forma mais racional de gerenciamento do controle de fluxo e estoques de produtos acabados ou não.

Sua utilização vai desde o controle de livros em uma biblioteca até o gerenciamento de grandes magazines que operam com mais de 30 mil itens.

Abaixo estão algumas vantagens de um sistema que opera com código de barras, por exemplo, num supermercado: